Candidatos do Tocantins são alvos da PF em operações que investigam desvios de fundos partidários nas eleições de 2022
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), quatro operações simultâneas no Tocantins para investigar possíveis crimes de falsidade ideológica eleitoral e apropriação indevida de recursos públicos destinados ao financiamento de campanhas durante as Eleições Gerais de 2022.
As ações, denominadas Operação Atos 5:1-11 (I, II, III e IV), foram realizadas em Palmas, capital do Estado, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 29ª Vara Eleitoral do Tocantins (2º Juízo das Garantias do Núcleo I – 5ª Zona Eleitoral).
De acordo com a PF, as investigações têm o objetivo de aprofundar a coleta de provas e indícios sobre o possível desvio e uso irregular de recursos públicos de campanha, buscando identificar os responsáveis, rastrear o destino dos valores e verificar se houve emprego ilícito dos recursos, como caixa dois ou compra de votos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral e apropriação indébita de recursos públicos, condutas que configuram graves infrações à legislação eleitoral.
A Polícia Federal informou que as investigações continuam e que mais detalhes serão divulgados à medida que o andamento do processo permitir.